Clima
Min 24ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 03 de Fevereiro, 2026
Redação 03 de Fevereiro, 2026
Icone - Autor

PF instaura novo inquérito para investigar BRB por suspeita de gestão fraudulenta

Política
Icone - Autor
Redação 03 de Fevereiro, 2026

A Polícia Federal (PF) abriu um novo inquérito para apurar indícios de gestão fraudulenta no Banco de Brasília (BRB), instituição financeira ligada ao Governo do Distrito Federal. O processo foi instaurado depois que surgiram indícios de irregularidades que vão além das suspeitas já investigadas na operação envolvendo o Banco Master, controlado pelo empresário Daniel Vorcaro

Em nota, o BRB informou que a primeira etapa da auditoria independente contratada pela instituição identificou “achados relevantes”. O relatório foi encaminhado à Polícia Federal. Após a análise dos documentos, a PF decidiu abrir um novo inquérito para aprofundar as investigações.

A abertura da investigação foi autorizada pelo ministro Dias Toffoli, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF). O procedimento também foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), que acompanha o caso.

As investigações em curso indicam que o BRB teria desembolsado cerca de R$ 12 bilhões na compra de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master. Parte desses ativos, no entanto, não pertenceria ao banco de Vorcaro e não teria garantias suficientes. O possível prejuízo aos cofres do BRB pode chegar a R$ 5 bilhões.