PF realiza perícia médica para avaliar possibilidade de nova cirurgia em Jair Bolsonaro
Ex-presidente passa por avaliação no Instituto Nacional de Criminalística após determinação de Alexandre de Moraes
A Polícia Federal (PF) realiza, nesta quarta-feira (17), uma perícia médica no Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília, para avaliar se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá ser submetido a um novo procedimento cirúrgico. A medida foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após solicitação da defesa para autorização da cirurgia no Hospital DF Star.
De acordo com Moraes, os exames apresentados pelos advogados eram antigos, o que levou à exigência de uma avaliação oficial por peritos da PF. No último domingo (14), Bolsonaro passou por exames de ultrassonografia na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, local onde está preso.
Na ocasião, os médicos identificaram a presença de duas hérnias inguinais e recomendaram a realização de cirurgia. Os laudos médicos foram encaminhados para análise da perícia da PF, que agora deverá emitir um parecer técnico sobre a necessidade e viabilidade do procedimento.
Com base no resultado da perícia, o ministro Alexandre de Moraes decidirá se autoriza ou não a realização da cirurgia. Bolsonaro enfrenta crises recorrentes de soluço, atribuídas a sequelas da facada sofrida em 2018, e já passou por diversas cirurgias no intestino desde então.
O ex-presidente está preso na Superintendência da PF desde 22 de novembro, após ser condenado pela Primeira Turma do STF a 27 anos e 3 meses de prisão. Antes disso, ele cumpria prisão domiciliar desde 4 de agosto.