Clima
Min 20ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
domingo, 24 de Agosto, 2025
Redação 03 de Junho, 2025
Icone - Autor

PGR pede prisão de Carla Zambelli após deputada deixar o país

Política
Icone - Autor
Redação 03 de Junho, 2025

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou nesta terça-feira (3) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). O pedido foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes após a parlamentar anunciar, em entrevista a um canal do YouTube, que deixou o Brasil para realizar um tratamento de saúde. Zambelli afirmou que ficará na Europa, mas não revelou o destino exato, e que pretende solicitar licença do mandato.

A deputada foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em 2023. Segundo as investigações, Zambelli foi a autora intelectual da ação, que resultou na emissão fraudulenta de um falso mandado de prisão contra o próprio ministro Alexandre de Moraes. O hacker Walter Delgatti, responsável pela execução do ataque cibernético, confirmou ter agido sob ordens da parlamentar. Além da pena de prisão, Zambelli foi condenada a pagar R$ 2 milhões em danos coletivos. O caso ainda está em fase de recurso.

Zambelli também responde a outro processo criminal no STF, relacionado a um episódio de 2022, quando sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo às vésperas do segundo turno das eleições.