Clima
Min 24ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 14 de Outubro, 2025
Redação 14 de Outubro, 2025
Icone - Autor

PL tenta barrar decreto que amplia apoio de Lula a Janja no governo

Política
Icone - Autor
Redação 14 de Outubro, 2025

O Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, protocolou um projeto de decreto legislativo no Congresso Nacional para barrar o apoio oficial do gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às atividades da primeira-dama, Janja da Silva. O governo federal publicou um decreto em agosto, que ampliou a estrutura de suporte a Janja em compromissos públicos e representações institucionais.

Segundo o texto do governo, o gabinete presidencial pode prestar apoio à primeira-dama em ações de interesse público, além de autorizar que ela represente o presidente em eventos culturais e sociais. A decisão, no entanto, provocou reação da oposição, que acusa Lula de utilizar a estrutura do Estado para promover politicamente sua esposa.

“Com esse decreto, o presidente quer ampliar os poderes da primeira-dama com o intuito de promover a imagem dela perante o eleitorado da esquerda às custas do dinheiro dos contribuintes”, diz o PL.

A legenda também questiona o custo da estrutura ligada a Janja, que de acordo com o documento apresentado pelo partido, o gabinete da primeira-dama conta atualmente com oito servidores, o que teria gerado uma despesa total de R$ 3,8 milhões nos anos de 2023 e 2024.

Para o PL, a criação de novas funções e a ampliação de prerrogativas de representação da primeira-dama configuram uso indevido de recursos públicos e falta de transparência administrativa.