
Ponte Salvador-Itaparica: consórcio exige mais R$ 1,5 bi e obra atrasa ainda mais
Empresa chinesa CCECC ainda não assinou contrato; governo busca apoio de Dilma Rousseff e Banco dos Brics

A construção da Ponte Salvador-Itaparica segue travada por novos impasses contratuais. Durante agenda em Salvador nesta terça-feira (20), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), revelou que a empresa chinesa CCECC, integrante recente do consórcio responsável pela obra, solicitou um aporte adicional de R$ 1,5 bilhão ao Banco do Nordeste, além dos R$ 3 bilhões já aplicados pela estatal.
Segundo Jerônimo, o pedido foi apresentado durante sua viagem à China, na semana passada, e gerou um novo entrave na assinatura do contrato final entre o Governo da Bahia e o Consórcio Ponte Salvador-Itaparica, mediado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
“A gente já mediou uma reunião com o banco [do Nordeste]. Seria hoje. Eles mudaram para o próximo mês”, afirmou o governador em entrevista.
Na tentativa de destravar as negociações, Jerônimo informou que se reuniu com a presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, que se comprometeu a intermediar o diálogo com empresas chinesas para viabilizar o financiamento solicitado.
Apesar de avanços, o contrato ainda não foi totalmente assinado. A CCCC, outra empresa integrante do consórcio, já formalizou o vínculo. No entanto, a CCECC condiciona sua assinatura a garantias contratuais adicionais, como: agilidade na emissão de vistos para engenheiros chineses e resolução técnica sobre uma rocha considerada “mole” encontrada na sondagem subaquática.
O governador explicou que esse último ponto — o único questionamento contratual da parte chinesa — já foi tecnicamente resolvido. A preocupação da empresa era que o tipo de rocha pudesse elevar os custos da obra. Para contornar o impasse, foi acordado que uma documentação formal será incluída no processo, garantindo respaldo técnico ao consórcio.
Revisão contratual e valores da obra
A revisão contratual aprovada pelo TCE-BA no último dia 11 trouxe mudanças importantes. O prazo de concessão foi reduzido de 35 para 29 anos, e o tempo estimado de execução da obra passou a ser de seis anos.
Com custo total estimado em R$ 10,42 bilhões, somando recursos públicos e privados, a Ponte Salvador-Itaparica é considerada uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina e deverá ligar a capital baiana à Ilha de Itaparica, promovendo integração e desenvolvimento regional.