Prefeito de Jussara cobra ações mais efetivas contra seca na Bahia
A seca que atinge dezenas de municípios baianos, têm causado prejuízos significativos à agricultura e à pecuária, principalmente entre os pequenos produtores. O prefeito de Jussara, Tacinho Mendes (PP), fez um apelo nesta terça-feira (29), durante a 3ª Reunião da Diretoria Executiva da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, por medidas concretas no enfrentamento da crise.
O prefeito relatou que, em seu município, a prefeitura tem atuado com ações emergenciais para amenizar os efeitos da estiagem. Nesta semana, foi iniciada a distribuição de três mil sacas de milho e outras três mil de silagem para alimentação animal.
Porém segundo o gestor, a região de Irecê, no centro-norte baiano, enfrenta a pior estiagem dos últimos 40 anos. “É uma situação muito preocupante. Estamos há meses sem chuva e já há relatos de agricultores que perderam a produção duas vezes seguidas. Pequenos produtores, inclusive aposentados, estão endividados e sem perspectiva”, afirmou o prefeito, que também é conselheiro fiscal da UPB.
O prefeito também destacou uma audiência recente com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na qual foi solicitado apoio para redução do preço do milho vendido pela Conab e prorrogação das dívidas dos produtores rurais.
“Alguns avanços foram conquistados, mas ainda é muito pouco diante da gravidade da situação. Pedimos que a UPB assuma o protagonismo desse debate e leve essa pauta com urgência ao governo do estado e ao governo federal”, disse.