
Presidente da Alba repudia os atos de violência na Câmara Municipal de Salvador

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Ivana Bastos (PSD), divulgou uma nota nesta sexta-feira (23), em que condena os atos de violência registrados na Câmara Municipal de Salvador na última quinta-feira (22).
“Repudio os atos de violência ocorridos na Câmara Municipal de Salvador. Defendo o diálogo, o respeito e a democracia. Não há justificativa para agressões nem para a depredação do patrimônio público. Como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, manifesto minha solidariedade aos vereadores e vereadoras, e a toda a instituição Câmara de Salvador”, disse Bastos.
O episódio de violência ocorreu durante protestos realizados por representantes de movimentos sindicais no Centro de Cultura da Câmara Municipal. Além de furarem o bloqueio policial que impedia a entrada dos manifestantes, vereadores foram agredidos fisicamente.
“Vivemos sob a proteção do Estado Democrático de Direito. Protestar é um direito legítimo, mas deve ser exercido com responsabilidade e respeito às instituições”, afirma a deputada estadual.
Embora reconheça a legitimidade das reivindicações das categorias, a presidente da Alba falou sobre a construção coletiva e o respeito às instituições. “Reconheço o valor e a legitimidade da luta dos movimentos sindicais. Mas reafirmo com firmeza: o diálogo é o único caminho possível para avançarmos. É por meio da escuta e da construção coletiva que fortalecemos a democracia”, ressalta Bastos.
A parlamentar encerrou a nota afirmando que a violência não é instrumento de transformação. “A violência jamais será instrumento de transformação. Nosso compromisso é com a paz, a ordem e o respeito mútuo”, concluiu.