Clima
Min 25ºc - Max 34ºc Salvador
Calendário
sábado, 31 de Janeiro, 2026
Redação 28 de Janeiro, 2026
Icone - Autor

Presidente da CPMI do INSS busca assinatura para prorrogar trabalhos do colegiado

Política
Icone - Autor
Redação 28 de Janeiro, 2026

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), busca assinaturas para prorrogar por mais 60 dias os trabalhos do colegiado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (27), diante da avaliação de que as investigações ainda precisam de mais tempo para serem concluídas.

Para que o prazo seja estendido, é necessário o apoio de pelo menos 171 deputados e 26 senadores. 

“Estamos avançando na coleta das assinaturas para a prorrogação da CPMI porque os fatos investigados ainda exigem aprofundamento, responsabilidade e respostas claras à sociedade brasileira. Não é aceitável encerrar esse trabalho sem que todas as responsabilidades sejam devidamente apuradas”, disse Viana.

Atualmente, a comissão tem prazo final até o dia 28 de fevereiro para encerrar as atividades, o que inclui a fase de oitivas, além da elaboração, discussão e votação do relatório final. 

“Tenho convicção de que o pedido de prorrogação será analisado com seriedade e acolhido, em respeito ao interesse público e ao dever constitucional do Congresso Nacional de fiscalizar e dar respostas ao povo brasileiro”, destacou o senador.

Carlos Viana informou ainda que pretende retomar os trabalhos da CPMI na próxima quinta-feira (5) e se reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para tratar da prorrogação do prazo.