Presidente Lula condena ações de Israel na Faixa de Gaza e faz referência a Hitler
Lula afirmou que as ações militares de Israel na Faixa de Gaza constituem genocídio
Em uma entrevista durante sua visita à Etiópia, neste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez declarações contundentes sobre o conflito entre Israel e Palestina. Lula afirmou que as ações militares de Israel na Faixa de Gaza constituem genocídio e fez uma referência direta às atrocidades cometidas por Adolf Hitler contra os judeus durante o Holocausto.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou o presidente.
Durante a entrevista, Lula expressou solidariedade ao povo palestino, condenando tanto o grupo terrorista Hamas quanto as medidas consideradas desproporcionais por parte de Israel. Ele destacou que o Brasil condena as ações do Hamas, mas não pode ignorar o que está acontecendo na Faixa de Gaza.
Essas declarações ocorreram em meio a uma série de compromissos oficiais de Lula na África, incluindo sua participação na 37ª Cúpula da União Africana e reuniões bilaterais com líderes continentais.
“O Conselho de Segurança não pode fazer nada na guerra entre Israel e [o Hamas na] Faixa de Gaza. A única coisa que se pode fazer é pedir paz pela imprensa, mas me parece que Israel tem a primazia de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas”, afirmou o presidente.