Projeto na Câmara propõe integração entre câmeras da SSP e Transalvador
A Câmara Municipal de Salvador analisa um projeto de indicação que sugere ao governo do Estado, a integração dos sistemas de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), para ampliar a eficiência das ações de segurança pública e gestão da mobilidade urbana na capital.
A proposta destaca que tanto a SSP quanto a Transalvador operam redes próprias de câmeras espalhadas por Salvador e Região Metropolitana. Enquanto o sistema estadual é voltado ao combate à criminalidade e investigação, o municipal atua no controle do trânsito, fiscalização e prevenção de acidentes.
Segundo o autor da indicação, vereador André Fraga (PV), a integração permitiria o compartilhamento de imagens em tempo real, garantindo respostas mais rápidas a ocorrências e ampliando a cobertura de monitoramento.
Fraga ressalta que “experiências semelhantes em outras capitais brasileiras já demonstram redução de índices de violência, maior eficácia operacional e melhora no atendimento a emergências”, disse.