Quaest: maioria da Câmara vê chance baixa de aprovação de pautas do governo
A maioria dos deputados federais acredita que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá dificuldade para aprovar suas principais pautas no Congresso Nacional. É o que revela a mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada na quarta-feira (2).
Segundo o levantamento, 57% dos parlamentares ouvidos avaliam como baixas as chances de avanço da agenda do Executivo. A pesquisa foi realizada com 203 deputados, cerca de 40% da Câmara, entre os dias 7 de maio e 30 de junho, e tem margem de erro de 4,5 pontos percentuais.
Apenas 36% dos entrevistados consideram que o governo tem boas chances de aprovar seus projetos. Outros 7% não souberam ou preferiram não responder.
Entre os motivos apontados para a paralisia no Legislativo, 45% dos parlamentares citam a desarticulação política do governo como principal razão. Outros fatores mencionados incluem o impasse sobre a anistia partidária (33%), a não liberação de emendas (15%) e a falta de funcionamento das comissões (6%).
O levantamento também indica desgaste na imagem do governo junto ao Congresso. Para 46% dos deputados, a avaliação do governo Lula é negativa, aumento em relação aos 42% registrados em maio. A percepção positiva caiu para 27%, e 24% avaliam como regular.
A relação entre o Planalto e o Parlamento também caiu. Mais da metade dos deputados (51%) classificam a relação como negativa, enquanto apenas 18% a consideram positiva.