Clima
Min 21ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 10 de Outubro, 2025
Redação 10 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Rui chama Neto de “mentiroso” e ex-prefeito rebate: “E os respiradores?”

Política
Icone - Autor
Redação 10 de Outubro, 2025

Após o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), chamar o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), de “mentiroso” em relação à regulação da saúde no estado, o ex-gestor respondeu o ministro cobrando explicações sobre a compra de respiradores que nunca chegaram à Bahia.

Durante entrevista à Rádio Baiana FM, na última quarta-feira (8), Rui acusou Neto de fazer críticas “indevidas” à gestão estadual na saúde e o desafiou para um debate. O ministro afirmou que o ex-prefeito tem “cara de pau” ao criticar o sistema de regulação e voltou a provocar o adversário.

“Na hora que ele quiser, nós vamos debater. Ele é uma falácia, ele é uma mentira. Se eu for candidato, eu vou sair do governo e mais aberto para desmascarar ACM Neto, que vive mentindo para o povo da Bahia”, concluiu Costa.

A resposta de ACM Neto veio nesta sexta-feira (10), em entrevista à rádio Andaiá FM e ao Blog do Valente, 0 ex-prefeito aceitou o desafio e rebateu Rui Costa fazendo questionamentos sobre a compra dos respiradores pelo Consórcio Nordeste durante a pandemia da Covid-19. O contrato, no valor de R$ 48,7 milhões, foi pago antecipadamente e sem licitação. O episódio é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) e segue em apuração.

“Quanto ao debate com ele, eu já vou aproveitar para começar esse debate agora, não vou esperar não. Fica uma pergunta: Rui Costa, ex-governador Rui Costa, ministro da Casa Civil, cadê os 50 milhões de reais que o governo do Estado colocou para comprar respiradores e nunca recebeu? Porque na pandemia ele colocou 50 milhões de reais que desapareceram, sumiram”, disse Neto.

O ex-prefeito também mencionou o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e disse estar disposto a discutir publicamente os problemas do estado. “Jerônimo, ele outro dia foi num programa da Band e disse que queria debater comigo. Eu debato com Jerônimo no dia, na hora e no local que ele quiser. Se quiser, ainda deixo ele definir os temas. Fique à vontade, Jerônimo, porque eu não tenho medo de debate”, afirmou o ex-prefeito.