
Rui Costa anuncia que a ponte sobre o Rio Jequitinhonha será demolida e reconstruída em até um ano

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), anunciou nesta sexta-feira (23), que a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661 da BR-101, no município de Itapebi, no sul da Bahia, será demolida e substituída por uma nova estrutura no prazo máximo de um ano. O anúncio foi feito após reunião com prefeitos da região e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, em Brasília.
Interditada desde o início de maio, a ponte de 186 metros vinha sendo motivo de preocupação para moradores. A interrupção no tráfego impactou no deslocamento entre áreas rurais e o centro da cidade, além de afetar o transporte de mercadorias e serviços essenciais.
De acordo com Rui Costa, a decisão de demolir a estrutura atual foi tomada após avaliação técnica. “Fizemos essa reunião com o diretor do DNIT, que é o órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, porque vão precisar demolir a ponte atual para construir uma ponte nova. E as providências de pavimentação e de estrutura do desvio, assim como a instalação de balsas, vão ser providenciadas. Vamos juntos lá anunciar a demolição da ponte e dar a ordem de serviço”, afirmou o ministro.
Enquanto a nova ponte não fica pronta, o DNIT informou que será implantado um desvio com estrutura reforçada, garantindo segurança e fluidez no trânsito. O diretor Fabrício Galvão detalhou que o trajeto alternativo receberá intervenções como colocação de pedras, barreiras metálicas e adição de cimento para melhorar as condições de tráfego.
“Vamos viabilizar um desvio totalmente trafegável. Vamos colocar pedra, defensa metálica, adição de cimento, tudo o que for necessário para garantir a qualidade daquele desvio nos 50 quilômetros. E vamos também viabilizar uma balsa, principalmente para aquele transporte local”, disse Galvão.