Clima
Min 23ºc - Max 33ºc Salvador
Calendário
sábado, 31 de Janeiro, 2026
Redação 29 de Janeiro, 2026
Icone - Autor

Rui Costa confirma candidatura e dá prazo para anúncio da chapa

Política
Icone - Autor
Redação 29 de Janeiro, 2026

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), confirmou que seu nome está colocado para a corrida ao Senado Federal nas eleições de 2026. A declaração foi feita nesta quinta-feira (29), durante entrevista à rádio 95 FM, em Jequié.

Ao comentar rumores sobre uma eventual substituição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na disputa pelo Palácio de Ondina, Rui afirmou que o cenário já está definido dentro do grupo político. Segundo ele, o foco agora é a construção da chapa majoritária para as eleições desse ano.

“Eu coloquei meu nome ao Senado. Nós vamos anunciar oficialmente, eu espero, até o final de março. Eu e o governador Jerônimo devemos anunciar a chapa que irá concorrer às eleições este ano”, afirmou o ministro.

Rui Costa também relembrou o debate ocorrido em 2022, quando foi pressionado a deixar o governo estadual antes do fim do mandato para concorrer ao Senado — hipótese que ele rejeitou à época. Segundo o ex-governador, a decisão foi motivada pelo compromisso assumido com os eleitores baianos.

“Muita gente dizia que eu deveria sair em março para disputar o Senado e que eu seria o mais votado da história da Bahia. E eu disse não. O povo da Bahia me deu uma missão, que foi ser governador”, disse.

O ministro destacou ainda que não poderia abandonar o cargo para atender a interesses políticos e ressaltou sua dedicação à gestão. “Eu gosto muito dessa missão. Trabalho 17, 18 horas por dia e vou concluir meu mandato. Temos um projeto para o povo da Bahia. Não podemos virar as costas ao povo e sair antes para resolver uma circunstância política”, afirmou.

Ao falar sobre o atual governo estadual, Rui elogiou o desempenho de Jerônimo Rodrigues e reforçou a continuidade do projeto político do grupo. “Concluí o mandato e, graças a Deus, fizemos o Jerônimo, que está trabalhando muito, domingo a domingo, para melhorar a vida das pessoas”, declarou.

Por fim, Rui Costa explicou que a disputa pelas duas vagas ao Senado segue em fase de diálogo entre os partidos aliados. “Agora são duas vagas para o Senado. Eu coloquei o meu nome à disposição e estamos discutindo com Wagner, com o Coronel, com o PSD, com todo mundo”, concluiu.