Clima
Min 21ºc - Max 25ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 12 de Novembro, 2025
Redação 08 de Setembro, 2025
Icone - Autor

Rui Costa critica uso de bandeiras dos EUA e Israel no 7 de Setembro

Política
Icone - Autor
Redação 08 de Setembro, 2025

Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, Rui afirmou que a cena deixou clara a divisão política no país

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, criticou nesta segunda-feira (8) a presença de bandeiras dos Estados Unidos e de Israel nas manifestações realizadas em diversas cidades do país durante o 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil. Os atos reuniram apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que defenderam anistia aos condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, Rui classificou a cena como um desrespeito à data cívica mais importante do país e afirmou que o episódio escancarou os interesses defendidos por parte do grupo.

“Nunca vi, na história da humanidade, políticos que, no dia da independência de um país, erguessem a bandeira de outra nação, justamente uma nação que adotou medidas para destruir empregos, empresas e a economia do Brasil”, declarou, referindo-se aos Estados Unidos.

O ministro também questionou o patriotismo de Bolsonaro e seus aliados, alegando que usam os símbolos do Brasil de forma distorcida.

“Fica evidente quem usou — e ainda usa — a bandeira do Brasil apenas para defender interesses próprios e causas que não representam a maioria da população”, afirmou.

Rui Costa encerrou sua fala reforçando que o 7 de Setembro deve ser um momento de união e reafirmação da soberania nacional, destacando que a data simboliza a luta histórica pela independência do país.

“Mais do que nunca, precisamos reafirmar nossa soberania e a autodeterminação do povo brasileiro. O 7 de Setembro deve ser um dia para celebrar o orgulho de sermos brasileiros e defender a nossa nação”, completou.