
Rui diz que é ‘pouco provável’ que Lula sancione aumento no número de deputados

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou na segunda-feira (7), ser “pouco provável” que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancione o projeto que amplia o número de deputados federais e estaduais no país.
A proposta, aprovada pelo Congresso, prevê o aumento de 513 para 531 cadeiras na Câmara dos Deputados, com base em mudanças populacionais apontadas pelo Censo.
“O governo, diferente de outras versões, não está apostando em polarização com o Congresso. Estamos dialogando com o Congresso permanentemente, em outros temas continuamos mesmo depois da votação sobre o IOF, e continuaremos durante a semana. Nós queremos conciliar e buscar um entendimento com o Congresso Nacional e com a sociedade”, disse Rui em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.
Rui também defendeu o decreto presidencial que alterava a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), revogado pelo Congresso. Segundo ele, a medida visava corrigir distorções na cobrança do imposto.
“A medida do IOF foi essencialmente para regular. Empresas, fintechs ou outras corporações estavam usando brechas legais para não pagar nada de IOF, enquanto outras pagavam”, afirmou o ministro.