Clima
Min 24ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 04 de Novembro, 2025
Redação 03 de Novembro, 2025
Icone - Autor

Salvador pode ganhar “Condomínio do Idoso” com moradia acessível e apoio social

Política
Icone - Autor
Redação 03 de Novembro, 2025

Salvador pode ganhar um “Condomínio do Idoso”, projeto que propõe moradias adaptadas e acessíveis para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa prevê unidades habitacionais em regime de locação social, com acompanhamento médico, psicológico e social. A proposta foi apresentada pelo vereador Téo Senna (PSDB) à Câmara Municipal. Segundo o texto, o programa busca ainda oferecer um modelo de moradia assistida que garanta autonomia e qualidade de vida à população idosa de baixa renda.

De acordo com o projeto, poderão ser beneficiadas pessoas com 60 anos ou mais, residentes em Salvador há pelo menos cinco anos, com renda mensal de até dois salários mínimos, cadastradas no CadÚnico e sem outro imóvel residencial. As moradias serão concedidas por meio de locação social, com valor limitado a 15% da renda do beneficiário, até o teto de R$ 230, atualizado anualmente.

O contrato de uso das unidades terá vigência inicial de cinco anos, podendo ser renovado enquanto perdurar a situação de vulnerabilidade do idoso. Para assegurar a viabilidade financeira e legal da proposta, Téo Senna também apresentou uma emenda ao Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, incluindo a ação “Implantação do Condomínio do Idoso em Salvador” dentro do eixo Mais Inclusão Social e Desenvolvimento Humano. 

Segundo o vereador, a iniciativa pretende enfrentar um problema comum na capital baiana, idosos, que vivem muitas vezes sozinhos, em condições precárias ou sem apoio familiar.  “É dever do poder público oferecer alternativas concretas de acolhimento e proteção para quem já contribuiu tanto com a nossa cidade. O condomínio do idoso de Salvador representa mais do que um lugar para morar, significa um espaço de dignidade, segurança e convivência. Queremos garantir que o idoso de baixa renda tenha o direito de envelhecer com respeito, autonomia e cuidado”, defendeu Téo Senna.