Clima
Min 21ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 10 de Outubro, 2025
Redação 01 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Secretário do governo Jerônimo divulga nota que critica ação da PM após morte de adolescente: “extermínio”

Política
Icone - Autor
Redação 01 de Outubro, 2025

O secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, republicou em suas redes sociais uma nota que critica a atuação da Polícia Militar após a morte de um adolescente de 16 anos durante uma operação no último domingo (28), no bairro de São Marcos, em Salvador. O caso gerou forte repercussão e mobilizou o Conselho Estadual de Proteção dos Direitos Humanos (CEPDH), que divulgou nota de repúdio ao episódio.

Segundo a nota, de acordo com relatos de familiares e moradores da comunidade, o jovem identificado como C.S.R. teria levantado as mãos em obediência a uma ordem policial antes de ser atingido por diversos disparos. A morte, considerada pelo Conselho como mais um exemplo do “extermínio de adolescentes negros”, será acompanhada por órgãos de defesa e de direitos humanos.

O CEPDH expressou “profundo pesar e indignação” e afirmou que prestará suporte à família em conjunto com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. O texto ressalta que a violência policial afeta de forma desproporcional meninos e homens negros no Brasil e que o caso configura uma “grave violação de direitos humanos e uma afronta ao direito à vida, garantido pela Constituição Federal de 1988”.

Além disso, o Conselho destacou que dialoga com a Defensoria Pública da Bahia para viabilizar apoio jurídico e reforçou a necessidade de acompanhamento psicológico e social para os familiares. O comunicado também relembra mecanismos de proteção, como o Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (PROVITA), para garantir segurança a pessoas em risco.