Clima
Min 24ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 25 de Novembro, 2025
Redação 13 de Novembro, 2025
Icone - Autor

Segurança pública reduz vantagem de Lula e fortalece oposição, aponta pesquisa Quaest

Política
Icone - Autor
Redação 13 de Novembro, 2025

A pauta da segurança pública tem impactado diretamente o cenário eleitoral e reduzido a vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre seus adversários. É o que revela a pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (13), indicando que o tema fortaleceu a competitividade da oposição na disputa pela Presidência da República em 2026.

Entre outubro e novembro, período marcado pela megaoperação policial contra o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro e pelas declarações controversas de Lula sobre o tema, a diferença do presidente para os opositores em simulações de segundo turno diminuiu.

De acordo com o diretor da Quaest, Felipe Nunes, a segurança pública voltou a exercer influência decisiva no comportamento do eleitorado. “Ela aumentou a competitividade da oposição na eleição do ano que vem”, disse.

Nunes destacou ainda que parte dos eleitores que desaprovavam o governo, mas não demonstravam entusiasmo pela oposição, passou a reconsiderar o voto após o tema dominar o debate político nas últimas semanas.

O levantamento também mostra que o tema provocou queda nas intenções de voto de Lula e interrompeu a recuperação da aprovação do governo. A intenção de voto espontânea do presidente caiu de 19% para 14%, enquanto o número de eleitores que defendem sua reeleição recuou de 42% para 38%.

A Quaest aponta ainda que, com o debate sobre segurança dominando a agenda, até o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, registrou crescimento nas simulações de segundo turno. Lula caiu de 46% para 42%, e Bolsonaro subiu de 36% para 39%, configurando um empate técnico.