
Senador Marcos do Val é obrigado a usar tornozeleira eletrônica por ordem do STF

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi levado pela Polícia Federal nesta segunda-feira (4) para colocar uma tornozeleira eletrônica, após desembarcar em Brasília vindo dos Estados Unidos. A medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como resposta ao descumprimento de medidas cautelares anteriores.
Marcos havia deixado o Brasil rumo à Flórida, mesmo após ter seu pedido de viagem negado pelo STF e estar proibido de sair do país. Ele também deveria ter entregue seus passaportes, incluindo o diplomático, o que não aconteceu. A ordem de Moraes também incluiu a apreensão desses documentos.
Além do monitoramento eletrônico, o senador está proibido de sair de casa à noite, nos fins de semana, feriados e dias de folga. Ele também continua impedido de usar redes sociais, conforme decisão anterior do Supremo. O ministro alertou que um novo descumprimento pode levar à prisão preventiva do parlamentar.
Marcos do Val é alvo de investigação por supostamente liderar ataques nas redes sociais contra delegados da Polícia Federal e por suspeita de envolvimento em uma tentativa de anulação das eleições de 2022. Recentemente, Moraes já havia ordenado o bloqueio das contas bancárias do senador.