
Sindicato do irmão de Lula é alvo de operação da PF sobre descontos ilegais no INSS

A Polícia Federal deflagrou uma nova fase da Operação Sem Desconto na manhã desta quinta-feira (9). A ação, que investiga descontos indevidos em aposentadorias e benefícios do INSS, tem como um dos alvos o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), cujo vice-presidente é Frei Chico, irmão de Lula.
Segundo o Coaf, o Sindnapi foi responsável por movimentar R$ 1,2 bilhão entre 2019 e 2025, utilizando “artifícios para burlar a identificação da origem e do destino dos recursos”. Também foram encontrados indícios de movimentações incompatíveis com o patrimônio, depósitos em espécie de servidores públicos e transações sem justificativa econômica. As informações são do Informe Baiano.
As apurações também identificaram operações em espécie que somam R$ 6,5 milhões nos últimos seis anos, consideradas “complexas e de difícil rastreamento”.
Com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), a PF cumpre, nesta fase, 66 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF em oito estados e no Distrito Federal (SP, SE, AM, RN, SC, PE, BA e DF).
A investigação tem como alvo uma organização criminosa suspeita de desviar recursos e realizar descontos ilegais em benefícios previdenciários.