Clima
Min 21ºc - Max 29ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 06 de Outubro, 2025
Redação 04 de Abril, 2025
Icone - Autor

“Sou um defensor da agregação de partidos”, diz ACM Neto sobre possível federação entre União Brasil e PP

Política
Icone - Autor
Redação 04 de Abril, 2025

O vice-presidente nacional do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, falou sobre a possibilidade de uma federação partidária entre o União Brasil e o Progressistas (PP). Segundo ACM Neto, a discussão sobre a federação deve ser retomada em Brasília.

ACM Neto deixou claro que a discussão acerca da federação contará também com a presença de Caiado. Hoje aqui é um evento em homenagem ao governador Ronaldo Caiado, essa pauta ela será retomada em Brasília com a participação do próprio governador Ronaldo Caiado. Eu não acho que necessariamente são coisas compatíveis, ou seja, a concretização da federação e o trabalho de Caiado na condição de pré-candidato, agora tudo isso tem que ser dialogado e ao fim os dois partidos vão decidir se caminham juntos, se marcham juntos”, afirmou Neto, durante o lançamento da pré-candidatura de Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência da República, nesta sexta-feira (4), em Salvador.

Neto destacou sua trajetória como defensor da união entre legendas, citando sua atuação no processo de criação do União Brasil. “Eu particularmente enxerguei lá trás essa necessidade de agregação de partidos quando propus a época como presidente do Democratas a fusão com o PSL, criamos o União Brasil.  Eu acho que esse movimento é inevitável e é bom para a democracia, é bom para atuação do congresso nacional, é bom para quem governa então eu sou um defensor dessa agregação de partidos”, destacou o ex-prefeito.

O dirigente reforçou que a possibilidade da federação será positivo para quem governa e a democracia. “Eu acho que esse movimento é inevitável e é bom para a democracia, é bom para atuação do congresso nacional, é bom para quem governa então eu sou um defensor dessa agregação de partidos, eu acho que a federação pode ser uma boa solução”, disse ACM Neto.

O vice-presidente do União Brasil, no entanto, afirmou que qualquer avanço nessa direção precisará passar obrigatoriamente por uma convenção nacional. “Seria impossível caso a federação avance, seria impossível avançar sem uma convenção, apenas uma convenção nacional pode autorizar o União Brasil a federar com outro partido então isso está previsto no nosso estatuto e nada será feito caso avance esse assunto distante ou diferente disso”, concluiu Neto.