Clima
Min 20ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
domingo, 24 de Agosto, 2025
Redação 14 de Maio, 2025
Icone - Autor

STF condena deputada Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

Política
Icone - Autor
Redação 14 de Maio, 2025

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quarta-feira (14) a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. A condenação está relacionada à invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023. Cabe recurso contra a decisão.

O julgamento virtual, iniciado na última sexta-feira (9), teve o voto do relator Alexandre de Moraes acompanhado pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Além da pena de prisão, Zambelli foi condenada à perda do mandato e ao pagamento de R$ 2 milhões por danos morais coletivos. O valor será dividido com o hacker Walter Delgatti Neto, também condenado no processo a 8 anos e 3 meses de reclusão. Réu confesso, Delgatti afirmou ter invadido o sistema a mando da deputada.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli foi a mentora da operação que resultou na criação fraudulenta de um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.