Clima
Min 24ºc - Max 33ºc Salvador
Calendário
domingo, 01 de Fevereiro, 2026
Redação 29 de Julho, 2025
Icone - Autor

STF encerra interrogatório de 31 réus da trama golpista

Política
Icone - Autor
Redação 29 de Julho, 2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro integra o núcleo 1, junto com outros sete aliados

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou nesta segunda-feira (28) a fase de interrogatórios nas ações penais relacionadas à tentativa de golpe de Estado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Ao todo, 31 réus foram ouvidos ao longo do mês de julho.

Com o fim dos depoimentos, a Corte conclui a instrução dos processos que envolvem os núcleos 1, 2, 3 e 4 da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). As acusações incluem crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O último grupo a ser ouvido foi o do núcleo 3, acusado de planejar ações operacionais para viabilizar o golpe, incluindo o monitoramento de autoridades como o ministro Alexandre de Moraes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ex-presidente Jair Bolsonaro integra o núcleo 1, junto com outros sete aliados. Este é o processo mais avançado, a PGR já apresentou o pedido de condenação, e restam apenas as alegações finais do ex-ajudante de ordens Mauro Cid e das defesas. A expectativa é que a sentença seja proferida em setembro.

Com o fim dos interrogatórios, abre-se agora um prazo de cinco dias para que os réus do núcleo 3 apresentem requerimentos complementares ou solicitem novas diligências. Em seguida, todos os réus e a acusação terão 15 dias para apresentar as alegações finais, etapa que antecede a decisão final do STF.