STF inicia em 7 de novembro julgamento dos recursos de Bolsonaro e outros réus por tentativa de golpe
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar entre 7 e 14 de novembro, os recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros seis réus do núcleo crucial dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
O julgamento será realizado no plenário virtual da Primeira Turma do STF, sem sessões presenciais. Nesse caso, os ministros inserem seus votos eletronicamente. As informações são do g1.
O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, vai solicitar ao presidente da Primeira Turma, Flávio Dino, que marque a análise dos questionamentos apresentados pelas defesas. O prazo para que os réus recorressem terminou nesta segunda-feira (27).
Dos oito condenados, apenas Mauro Cid não recorreu, porque manteve os benefícios da delação premiada, que fixou pena de 2 anos de prisão.
A defesa de Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, apresentou nesta segunda-feira (27) o recurso pedindo revisão da pena. Os advogados alegam que, no julgamento, houve cerceamento de defesa, uso de uma delação “viciada e contraditória” de Mauro Cid e erro jurídico na aplicação das penas.