Clima
Min 24ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
sábado, 29 de Novembro, 2025
Redação 13 de Junho, 2025
Icone - Autor

STF mantém prisão de Carla Zambelli e nega recurso da Defensoria Pública

Política
Icone - Autor
Redação 13 de Junho, 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira (13) um recurso da Defensoria Pública da União (DPU) que tentava suspender a execução imediata da pena de 10 anos de prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar foi condenada pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023.

Na semana passada, Zambelli fugiu para a Itália, o que levou Moraes a determinar que a DPU assumisse sua defesa. No recurso, a Defensoria alegou que ainda havia recursos pendentes e, por isso, a execução da pena seria prematura. No entanto, Moraes rejeitou o argumento e afirmou que os questionamentos da defesa não passavam de “mero inconformismo” com a decisão da Primeira Turma do STF, que já havia negado o último recurso de Zambelli.

O hacker Walter Delgatti, responsável por executar a invasão sob ordens da deputada, também foi condenado no processo, com pena de oito anos e três meses de prisão.

Na última quarta-feira (11), Moraes encaminhou ao Ministério da Justiça o pedido de extradição da deputada, que agora depende de formalização pelo governo federal junto às autoridades italianas.