
Tâmara Azevedo lança pré-candidatura à Câmara de Salvador
Evento de lançamento da pré-campanha acontecerá na Casa Guió, no Rio Vermelho

A ativista Tâmara Azevedo, lançará no próximo domingo (14), sua pré-campanha para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Salvador, pelo Psol.
Com acúmulo na discussão sobre desenvolvimento com preservação ambiental, a pré-candidata tem uma história de ativismo junto aos movimentos da cultura negra, especialmente a capoeira e os blocos afros, tendo sido forjada no seio do Bloco Olodum. Foi supervisora de projetos na Turismo do Estado da Bahia, no governo Rui Costa, onde pôde aprofundar sua intervenção junto à pauta do afroturismo, com diálogo intenso com os povos de terreiro.
Tâmara afirma que o pleito ao Legislativo se dá por uma angústia ao modelo de desenvolvimento “mercantil, frio e ineficiente que vem sendo adotado nos governos da União Brasil”, os quais, segundo ela, “estão aí para cuidar dos interesses privados de seus chegados enquanto o povo da cidade míngua no desemprego, na fome, na imobilidade urbana e na violência desenfreada”, apontou. A socióloga se refere aos dados do Mapa da Desigualdade em capitais brasileiras, levantamento realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, onde Salvador figura em último lugar com os piores índices nestas áreas.
Tâmara menciona ainda um desejo por contruir uma ação mais combativa na Câmara que, a seu ver, está amortecida, deixando a gestão à vontade para fazer o que quer sem fiscalização.
“O legislativo é a casa do povo, deve ser vetor de mobilização social, denúncia, reivindicação de direitos, participação, produção de cidadania”, concluiu.
O evento de lançamento da pré-campanha acontecerá na Casa Guió, no Rio Vermelho, e deve receber cerca de 300 lideranças e ativistas da cidade.