Trabalhadores da BYD em Camaçari entram greve por melhores condições de trabalho
Os funcionários da empresa chinesa BYD, instalada no Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, entraram em greve na terça-feira (2), reivindicando melhores condições de trabalho e contra a escala 6×1. O movimento é liderado por operários da construção civil e da área metalúrgica, articulada pelo Movimento Luta de Classes (MLC).
Segundo informações do ILC Notícias, na manhã de quarta-feira (3), trabalhadores relataram a presença de seis viaturas da Polícia Militar no acesso à fábrica que fizeram ameaças de dispersão com uso de gás de efeito moral. Centenas de operários permaneceram mobilizados na parte externa da unidade.
Entre as principais reivindicações estão o pagamento de adicional de insalubridade de 30%, reajuste no auxílio-alimentação e no auxílio-transporte, instalação de bebedouros, banheiros, vestiários e fumódromos, além de mais ônibus para o deslocamento interno, trabalhadores afirmam caminhar mais de 4 km dentro da planta. Eles também reclamam da irregularidade no pagamento de salários e da defasagem do piso salarial.
A decisão pela greve geral foi tomada durante o dia nacional de paralisação contra a escala 6×1, realizado em todo o país. O movimento conta com a participação do MLC e da Unidade Popular pelo Socialismo (UP).