Clima
Min 22ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
domingo, 12 de Outubro, 2025
Redação 19 de Julho, 2025
Icone - Autor

Trump manda cancelar vistos de Moraes e aliados após operação contra Bolsonaro

Política
Icone - Autor
Redação 19 de Julho, 2025

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18), em publicação na rede social X (antigo Twitter), que os vistos do ministro Alexandre de Moraes, de aliados do Supremo Tribunal Federal (STF) e seus familiares imediatos serão revogados.

Rubio foi direto ao apontar que a medida tem relação com a atuação do magistrado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“A perseguição política do ministro do STF do Brasil, Alexandre de Moraes, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão amplo que não só viola direitos básicos dos brasileiros, como também ultrapassa as fronteiras do Brasil para atingir americanos”, escreveu o diplomata.

Ele afirmou ainda ter ordenado a revogação imediata dos vistos e justificou a decisão com base na Seção 212 (a)(3)(C) da Lei de Imigração e Nacionalidade dos EUA, que permite barrar a entrada de estrangeiros caso isso possa trazer “consequências adversas potencialmente graves para a política externa” dos Estados Unidos.

Em nota oficial, o Departamento de Estado reforçou que a medida segue a legislação americana e se aplica a qualquer estrangeiro considerado nocivo aos interesses externos dos EUA.

Até o momento, o Supremo Tribunal Federal (STF) não se pronunciou sobre a decisão do governo norte-americano.