Clima
Min 22ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 24 de Setembro, 2025
Redação 23 de Setembro, 2025
Icone - Autor

“Uma química excelente”, diz Trump após encontro com Lula na ONU

Política
Icone - Autor
Redação 23 de Setembro, 2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após um breve encontro na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nesta terça-feira (23). Segundo Trump, a conversa rápida deixou uma boa impressão, e os dois líderes devem se reunir novamente na próxima semana.

Em declarações à imprensa, o líder norte-americano afirmou ter tido “uma química excelente” com Lula. Ele relatou que o encontro ocorreu de forma espontânea, no momento em que o presidente brasileiro deixava o plenário e ele entrava para discursar.

“Eu o vi, ele me viu, e nos abraçamos. E aí eu penso: ‘Vocês acreditam que vou dizer isso em apenas dois minutos?’ Nós realmente combinamos de nos encontrar na próxima semana. Não tivemos muito tempo para conversar, tipo uns 20 segundos. Em retrospecto, fico feliz de ter esperado. Nós tivemos uma boa conversa e combinamos de nos encontrar na próxima semana, se isso for de interesse, mas ele pareceu um homem muito agradável. Na verdade, ele gostou de mim, eu gostei dele”, afirmou Trump.

A fala ocorre em meio à relação tensa entre governos nos últimos meses. Desde julho, Trump impôs tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, em retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que o condenou a 27 anos de prisão por crime de golpe de Estado.

Apesar do breve comentário sobre Lula, Trump durante discurso na ONU, voltou a citar o Brasil, acusando o país de práticas que, segundo ele, afetam a liberdade e os direitos de cidadãos americanos, como censura, repressão e perseguição política.