
União Brasil e PP anunciam federação: União Progressista será lançada nesta terça
Nova aliança contará com 109 deputados e 14 senadores; partidos apostam em estabilidade e efeitos para 2026

Após meses de articulações, o União Brasil e o Progressistas (PP) vão oficializar nesta terça-feira (29) a criação da federação partidária União Progressista. O anúncio será feito em um evento no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.
A presidência da nova federação será dividida inicialmente entre Antonio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (PP), que comandarão a aliança até o fim de 2025. A partir de janeiro de 2026, integrantes dos dois partidos escolherão o novo presidente para os anos seguintes.
As negociações envolvereram diretamente lideranças como o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), atual vice-presidente da legenda. Na noite de segunda-feira (28), a bancada do União Brasil aprovou o acordo com apoio quase unânime. “Foi aprovada à unanimidade. Mostra que praticamente todo o partido concorda com a federação”, disse Neto.
Segundo comunicado do PP, a União Progressista nasce com 109 deputados e 14 senadores. A nota oficial destacou que a aliança busca “ser uma bússola no centro da política” e é uma resposta à fragmentação partidária. “Não se trata de uma parceria de ocasião, é um projeto consistente com visão de longo prazo”, afirmou a sigla.
Criado em 2021, o modelo de federação permite que partidos atuem de forma unificada no Congresso e nas eleições por pelo menos quatro anos.
A federação também mira impacto direto nas eleições de 2026. O União Brasil já lançou a pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, à Presidência da República. O PP, por sua vez, apresenta o nome da senadora Tereza Cristina (MS) como opção.
“Tudo isso será debatido no momento certo. Até lá, liberdade, apoio e suporte para que cada um desenvolva seu projeto”, concluiu ACM Neto.