Vereador do PSOL admite que piso salarial dos professores de Salvador já foi resolvido
O vereador Hamilton Assis (PSOL) afirmou nesta segunda-feira (9), que a questão do piso salarial dos professores da rede municipal já foi resolvida. A declaração aconteceu durante sessão na Câmara Municipal de Salvador e acontece em meio à greve da categoria, que já ultrapassa 30 dias, deixando mais de 130 escolas da capital baiana sem aulas.
“Tudo bem, resolveu o problema do piso, é isso que eles compreendem, mas destroçou a carreira, ou seja, você tirou o bode do salão e botou outro. É isso que ocorreu. Essa já passou, o debate que eles estão querendo saber agora é sobre o plano”, disse Hamilton, que integra a oposição ao Executivo municipal.
A fala gerou reação no plenário. O vereador Maurício Trindade (PP), aliado do governo, afirmou que encaminharia a declaração ao sindicato da categoria.
“Vereador Hamilton admitiu que o piso foi resolvido. Vamos mandar lá para o sindicato a fala do vereador de que o piso foi resolvido”, retrucou.
Os professores da rede municipal de ensino entraram em greve no dia 6 de maio, após rejeitarem a proposta de reajuste salarial de 4% apresentada pela Prefeitura no fim de abril.
De acordo com a APLB-Sindicato, o percentual oferecido é insuficiente para garantir o cumprimento da Lei do Piso do Magistério, que estabelece o valor de R$ 4.867,77 como salário-base nacional, conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em janeiro deste ano.