Vereador Jorge Araújo presta solidariedade a jornalistas agredidos em Salvador
O vereador Jorge Araújo (PP) usou a tribuna da Câmara Municipal de Salvador nesta terça-feira (12), para prestar solidariedade a dois profissionais da comunicação agredidos enquanto exerciam suas funções na cidade. O vereador alertou para os perigos crescentes enfrentados por jornalistas que atuam na cobertura da violência.
Na segunda-feira (11), o repórter cinegrafista Rildo de Jesus, da TV Bahia, foi ameaçado ao vivo enquanto mostrava os estragos causados por um tiroteio no bairro da Chapada do Rio Vermelho, no Complexo do Nordeste de Amaralina.
Já nesta terça-feira (12), o cinegrafista e motolink Almir Santos, da Record Bahia, foi agredido com pedras durante uma reportagem ao vivo no bairro do Canela. Ele filmava as buscas da polícia por criminosos quando foi atacado. Até o momento, não há informações sobre os autores da agressão.
Com a experiência de quem é radialista, Jorge Araújo ressaltou a gravidade da situação. “Quero dizer também, chamar a atenção de quem trabalha no jornalismo, que tomem cuidado, porque diante dessa guerra alguém pode sobrar”, disse o vereador.
Araújo falou ainda que, muitas vezes, a disputa por audiência contribui para aumentar os riscos. “Principalmente nesse horário de meio-dia, existe uma guerra silenciosa que é a guerra pela audiência. Então eu quero pedir a todos que pensem bastante, que reflitam sobre isso, até porque a violência, ela se estendeu, ela está aí, ela é uma realidade”, destacou o vereador.
Jorge Araújo fez um apelo para que os colegas de imprensa redobre a atenção e criticou a postura do governador Jerônimo Rodrigues (PT) diante do problema.
“Pelo amor de Deus, vamos ter um pouco mais de consciência e de carinho pela profissão, porque do jeito que está, está cada vez mais perigoso. E dizer ao governador que parece que ele mora em outro estado e não no nosso”, completou o vereador.
Além do mandato na Câmara, Jorge Araújo é apresentador na TV e na rádio Itapoan FM, onde comanda o programa Se Ligue Bahia, de segunda à sexta, das 18h às 19h.