Vereador propõe suspensão de apoio do Estado a grandes eventos na Barra
Um projeto de indicação protocolado na Câmara Municipal de Salvador, indica ao governo da Bahia, a suspensão de apoio e patrocínio a festas de grande porte na região da Barra, com exceção de eventos como o Carnaval e o Pôr do Som no Farol da Barra. A proposta foi divulgada no Diário Oficial da Casa, desta segunda-feira (22).
No texto, o vereador Maurício Trindade (PP) argumenta que o bairro não possui infraestrutura adequada para suportar a frequência atual de grandes eventos. Entre os problemas citados estão o impacto no trânsito, a dificuldade de circulação para moradores e turistas, além do aumento do ruído e da perturbação do sossego.
O documento também aponta que a justificativa para o projeto de indicação se baseia nos reflexos econômicos negativos, como a desvalorização imobiliária, fechamento de hotéis, restaurantes e lojas, além da perda de empregos na região.
A indicação sugere ainda que eventos desse porte sejam direcionados a áreas consideradas mais preparadas, como o Comércio e a Boca do Rio, que, segundo o edil, oferecem melhores condições de mobilidade, segurança e organização urbana.
Além da indicação, Maurício Trindade também é autor de um projeto de lei com foco semelhante, que propõe regras mais rígidas para eventos na orla da Barra e de Ondina.
A proposta prevê a proibição do uso de trios elétricos, mini trios, som automotivo e caixas de som móveis nessas áreas, tema que já mobilizou moradores e foi debatido em sessão da Câmara com a participação da Associação de Moradores e Amigos da Barra (AmaBarra).