
Vereadora propõe nome de avenida em Salvador em homenagem a Preta Gil

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) apresentou, nesta segunda-feira (21), um projeto de lei que propõe dar o nome da cantora Preta Gil a uma avenida de Salvador. A iniciativa surge como homenagem à artista, que faleceu aos 50 anos, no domingo (20), vítima de complicações decorrentes de um câncer colorretal.
Segundo a vereadora, a medida é um reconhecimento público à trajetória de uma artista que deixou sua marca na cultura brasileira e na luta por representatividade.
“A escolha reconhece a importância de sua trajetória como indivíduo preto, bissexual, mulher fora dos padrões de beleza hegemônicos, que rompeu barreiras e deu voz a temas fundamentais: igualdade, corpo, gênero, autoestima, interculturalidade e enfrentamento de doenças graves com dignidade”, disse a vereadora.
Segundo a proposta, o objetivo de batizar uma avenida de Salvador com o nome de Preta Gil representa mais do que uma homenagem. “A denominação de Preta Gil a um logradouro público desta cidade terá, dupla função: Memorial, em sua cidade natal, espiritual de fé e afro-brasilidade, constatará publicamente a relevância de sua contribuição cultural, musical e social”.
A proposta seguirá para análise nas comissões da Câmara Municipal da capital baiana.