Clima
Min 21ºc - Max 27ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 24 de Outubro, 2025
Redação 07 de Agosto, 2025
Icone - Autor

Vereadores da oposição criticam tentativa de cassação de Hamilton Assis: “Perseguição política”

Política
Icone - Autor
Redação 07 de Agosto, 2025

A líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador, Aladilce Souza (PCdoB) saiu em defesa do vereador Hamilton Assis (Psol), após abertura de representação que pode resultar na cassação do seu mandato. A denúncia foi encaminhada pela Corregedoria da Casa e será analisada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Em nota, a vereadora classificou a medida como “fruto de perseguição política”, e afirmou que diante dos fatos é preciso garantir a soberania do voto popular.

Na última segunda-feira (4), durante a reabertura dos trabalhos na Câmara, o vereador Hamilton Assis, revelou ter recebido a representação indignado. “Nosso mandato, eleito legitimamente por esta cidade, que tem buscado contribuir para os debates legislativos, para o debate de projetos políticos nessa cidade, no sentido de tentar construir uma outra Salvador para o nosso povo, para o povo negro”, declarou Hamilton.

A denúncia foi motivada pelos atos do dia 22 de maio, durante sessão de votação do projeto de reajuste dos servidores municipais, quando sindicalistas ocuparam o plenário contra a suspensão das negociações pela Prefeitura de Salvador.

Na época, Hamilton negou ter participado da ocupação e explicou que, no momento do ato, estava na Universidade Federal da Bahia (Ufba), defendendo sua dissertação de mestrado.

“A representação contra o vereador Hamilton é frágil, não tem materialidade nem sustentação jurídica e nossa bancada está unida em defesa da soberania do voto. O mandato pertence à população de Salvador, porque foi conquistado legitimamente nas urnas. Carregado de representatividade, é uma voz que contribui com a formulação de políticas públicas afirmativas, voltadas sobretudo para a reparação e avanços para o povo negro de Salvador”, disse Aladilce.