
Vereadores da oposição na Câmara de Salvador criam frente parlamentar em defesa da tarifa zero

A Câmara Municipal de Salvador oficializou, nesta segunda-feira (20), a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tarifa Zero e do Transporte Digno. A decisão foi publicada no Diário Oficial e é composta por todos os vereadores da oposição.
O grupo será presidido pelo vereador Hamilton Assis (PSOL) e terá o vereador Hélio Ferreira (PCdoB) como vice-presidente. Também integram o grupo os vereadores Felipe Santana (PSB), Silvio Humberto (PSB), Aladilce Souza (PCdoB), João Cláudio Bacelar e Randerson Leal (Podemos). Os suplentes são David Rios (MDB) e Marta Rodrigues (PT).
A criação da Frente Parlamentar ocorre em meio ao debate nacional sobre o tema. No início de outubro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), informou que o governo federal está elaborando um diagnóstico detalhado do sistema de transporte público no país para avaliar a viabilidade da implantação da tarifa zero, medida defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em Salvador, no entanto, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) descartou a adoção do modelo sem o apoio do governo federal. Segundo o gestor, o município não possui condições financeiras para custear o benefício. Ele destacou que o sistema de transporte da capital tem custo anual de aproximadamente R$ 1,03 bilhão, e que a prefeitura já subsidia R$ 0,42 por passagem.