Clima
Min 21ºc - Max 29ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 06 de Outubro, 2025
Redação 26 de Fevereiro, 2025
Icone - Autor

Vice-presidente do PT acusa Anielle Franco por contratar suposto funcionário fantasma

Política
Icone - Autor
Redação 26 de Fevereiro, 2025

O vice-presidente nacional do PT e prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, pediu uma investigação interna contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Segundo ele, a correligionária teria indicado um suposto funcionário fantasma para a Prefeitura de Maricá durante a gestão passada.

O funcionário identificado como Alex da Mata Barros, teria sido nomeado assessor especial em junho de 2021 e permanecido no cargo até janeiro de 2025. O prefeito alega que, durante esse período, Barros também prestou serviços ao Ministério da Igualdade Racial, atuando como consultor do Projeto Gente Negra em 2024.

Anielle Franco negou qualquer irregularidade e afirmou, por meio de nota, que a contratação de Barros foi feita via edital do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), seguindo padrões internacionais e critérios técnicos. A ministra também destacou que não participa da seleção de consultores do ministério.

A crise entre os dois petistas vem se arrastando desde janeiro, quando Washington publicou uma foto ao lado da família de Domingos Brazão, apontado como mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco, irmã de Anielle. Na ocasião, a ministra reagiu duramente e ameaçou levar o caso à Comissão de Ética do partido.