Wagner elogia postura de Lula após encontro com Trump: “Firme na defesa da soberania do Brasil”
O líder do governo no senado, Jaques Wagner (PT) afirmou neste domingo (26), que a reunião entre os presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, destacou o avanço nas negociações do tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil.
“Diálogo sempre! As negociações sobre o tarifaço têm avançado, e o tom da conversa foi de respeito e cooperação. O presidente Lula mostrou, mais uma vez, por que é um dos maiores estadistas do nosso tempo, sempre aberto ao diálogo, mas extremamente firme na defesa da nossa soberania e do povo brasileiro”, disse o senador.
Os presidentes se reuniram neste domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia, onde discutiram temas ligados à agenda comercial e econômica bilateral. O encontro durou cerca de 50 minutos e segundo informações do chanceler brasileiro, Mauro Vieira, foi marcado por um tom de conciliação e busca de entendimento entre os dois países.
Lula escreveu em uma publicação nas redes sociais que durante a reunião ficou decidido o encontro de equipes dos dois governos para buscar soluções para as tarifas.
“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, disse Lula.
Trump, por sua vez, disse que provavelmente farão alguns bons acordos e completou: “Nós vamos discutir [tarifas] um pouco. Nós sabemos que nós nos conhecemos. Nós sabemos o que cada um quer”, disse.