
Wagner tenta negociar mais prazo para início de tarifa dos EUA

Durante missão oficial em Washington (EUA), nesta terça-feira (29), o senador baiano Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado, afirmou que o foco principal das reuniões com parlamentares norte-americanos é conseguir a ampliação do prazo para a entrada em vigor da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, prevista para começar na próxima sexta-feira (1º)
“A gente está focando principalmente na abertura de prazo, porque a carta foi de 9 de julho para valer no dia 1º de agosto, são menos de 30 dias, então, não é razoável”, afirmou ele, a jornalistas.
Segundo Jaques Wagner, o parlamentar americano demonstrou preocupação das consequências do aumento das tarifas aos produtos brasileiros na inflação americana, em especial, no setor de construção devido ao aumento do preço da madeira.
A comitiva brasileira tem apresentado a parlamentares dos EUA uma lista dos produtos mais afetados nos estados exportadores. Santa Catarina, por exemplo, exporta madeira, MDF, portas, molduras e móveis. Já o Novo México importa grandes volumes de madeira brasileira.
Os senadores também estão entregando uma carta-convite para que parlamentares americanos visitem o Brasil e conheçam de perto os impactos da medida.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad, afirmou que a abordagem é baseada no diálogo racional. “Dessa forma, com esse conteúdo, a gente entende que racionalmente ele poderá ser convencido que essa é uma medida de perde-perde”, disse.