Clima
Min 22ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sábado, 11 de Outubro, 2025
Redação 31 de Julho, 2025
Icone - Autor

Zambelli está detida em presídio superlotado na Itália

Política
Icone - Autor
Redação 31 de Julho, 2025

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), presa em Roma, está custodiada no presídio feminino Germana Stefanini, enquanto aguarda a decisão da Justiça italiana sobre sua extradição para o Brasil. A unidade, localizada no bairro de Rebibbia, é conhecida pela superlotação e por abrigar presas de segurança média e alta periculosidade.

Zambelli foi detida na última terça-feira (29), após ser incluída na lista vermelha da Interpol, com base em mandado de prisão emitido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

A parlamentar está na ala conhecida como “Camerotti”, setor que recebe mulheres recém-chegadas ou em fase inicial de processo judicial. 

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, o Departamento de Administração Penitenciária da Itália registrou em junho 369 detentas, quase cem a mais do que sua capacidade oficial. Cerca de 30% das presas são estrangeiras.

Zambelli será interrogada nesta sexta-feira (1º) por um tribunal italiano, que vai decidir se ela permanece presa, será transferida para prisão domiciliar ou poderá responder ao processo em liberdade. O governo brasileiro já formalizou o pedido de extradição. 

A deputada foi condenada a 10 anos e 8 meses de prisão por envolvimento na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em ação que contou com a participação do hacker Walter Delgatti Neto.