Clima
Min 20ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
domingo, 24 de Agosto, 2025
Redação 01 de Agosto, 2025
Icone - Autor

Zambelli seguirá presa na Itália durante processo de extradição

Política
Icone - Autor
Redação 01 de Agosto, 2025

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) permanecerá presa em Roma durante a tramitação do processo de extradição solicitado pelo governo brasileiro. A decisão foi confirmada nesta sexta-feira (1º), após audiência de custódia realizada na Corte de Apelação da capital italiana.

Detida desde a última terça-feira (29), no presídio feminino de Rebibbia, Zambelli é alvo de um mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), onde foi condenada a 10 anos de prisão pelo envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Antes de chegar à Itália, ela passou pelos Estados Unidos.

O embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, confirmou a permanência da parlamentar sob custódia e declarou: “Confiamos na Justiça italiana”.

Na quinta-feira (31), o ministro Alexandre de Moraes determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) acompanhe o processo de extradição e atue junto às autoridades italianas. O Brasil já formalizou o pedido para que a pena seja cumprida em território nacional.

A defesa de Zambelli informou que tentará impedir a extradição. Caso não consiga, a deputada pretende solicitar o cumprimento da pena na Itália.