Anvisa afirma que paracetamol na gravidez não causa autismo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclareceu nesta quarta-feira (24) que não existem registros no Brasil que indiquem relação entre o uso de paracetamol durante a gestação e o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O esclarecimento foi feito após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugerir que o medicamento poderia estar ligado ao desenvolvimento do autismo.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou nas redes sociais que não há comprovação científica para essa afirmação.
“O Tylenol causa autismo? Não. Nenhum estudo demonstrou essa relação. Espalhar esse tipo de boato coloca em risco a saúde da gestante e do bebê. A Organização Mundial da Saúde, a Anvisa e outras autoridades internacionais já confirmaram que o paracetamol é seguro. Vale lembrar que o autismo foi identificado muito antes do medicamento existir”, destacou.
A Anvisa reforça que o uso do paracetamol durante a gravidez, quando indicado por um profissional de saúde, segue sendo seguro.