Clima
Min 23ºc - Max 33ºc Salvador
Calendário
sábado, 31 de Janeiro, 2026
Redação 11 de Setembro, 2025
Icone - Autor

Governo amplia mobilização para vacinação contra HPV em jovens até dezembro

Saúde
Icone - Autor
Redação 11 de Setembro, 2025

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (11), a prorrogação da mobilização nacional de vacinação contra o HPV até dezembro, com foco em adolescentes de 15 a 19 anos que perderam a oportunidade de receber a dose na idade recomendada, entre 9 e 14 anos. A meta é alcançar cerca de 7 milhões de jovens em todo o país.

A campanha conta com apoio de estados e municípios e oferece a vacina em unidades básicas de saúde, escolas, universidades, ginásios e até shoppings, ampliando o acesso. 

Segundo a pasta, a imunização é segura e essencial para prevenir diferentes tipos de câncer, como os de colo do útero, garganta e pênis. “As ações de resgate buscam assegurar que todos os adolescentes e jovens dessa faixa etária sejam imunizados, garantindo um futuro mais saudável para as próximas gerações”, diz o ministério. 

De acordo com dados da pasta, mais de 115 mil adolescentes já foram vacinados nesta nova fase. O Brasil registrou em 2024 uma cobertura de 82% entre meninas de 9 a 14 anos e de 67% entre meninos. 

Desde o ano passado, o país adota o esquema de dose única para essa faixa etária, seguindo recomendações internacionais com o compromisso de eliminar o câncer de colo do útero até 2030.

Para imunocomprometidos, como pessoas vivendo com HIV, pacientes oncológicos, transplantados, usuários de PrEP de 15 a 45 anos e vítimas de violência sexual acima dos 15 anos, o esquema vacinal segue com três doses.