
Ministério da Saúde vai comprar 150 mil antídotos para intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (3), a compra emergencial de 150 mil ampolas de etanol farmacêutico para reforçar o tratamento de vítimas de intoxicação por metanol em todo o país. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nas redes sociais.
Segundo ele, o governo também busca adquirir o antídoto Fomepizol junto a produtores nacionais e agências internacionais. “Determinamos a compra emergencial de 150 mil ampolas de etanol farmacêutico para reforçar estados e municípios no tratamento de vítimas. A Anvisa também acionou produtores e agências internacionais para adquirir Fomepizol, outro antídoto usado em casos de intoxicação”, disse o ministro.
Na quinta-feira (2), o ministro detalhou ações estratégicas de enfrentamento durante reunião da sala de situação criada pelo governo federal. O objetivo é monitorar os casos e coordenar as iniciativas de prevenção e tratamento.
“O Ministério da Saúde estruturou, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), um estoque estratégico em hospitais universitários federais e serviços do SUS com 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico. Além disso, está em andamento a compra emergencial de mais 5 mil tratamentos (150 mil ampolas), garantindo a reposição e distribuição do produto conforme a necessidade de estados e municípios”, informou o ministério.