Novo teste de DNA-HPV começa a ser oferecido pelo SUS em Camaçari
Um novo teste para detecção do vírus HPV já está disponível pelo SUS. O exame molecular de DNA-HPV foi desenvolvido 100% no Brasil pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), em parceria com a Fiocruz e o Governo do Paraná, e já pode ser realizado a partir de hoje (26), em unidades de saúde de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
De acordo com o Ministério da Saúde, o teste vai substituir gradualmente o exame Papanicolau, pois permite identificar 14 genótipos do HPV antes do surgimento de lesões ou do câncer em estágios iniciais. O Papanicolau continuará sendo realizado apenas em casos em que o resultado do DNA-HPV for positivo.
Entre as vantagens do novo método estão a maior sensibilidade diagnóstica e o intervalo de até cinco anos para repetição em casos negativos. Além disso, o rastreamento é equitativo e de alta performance, possibilitando alcançar mulheres em áreas remotas ou com menor oferta de serviços de saúde.
Para ter acesso ao teste, basta marcar uma consulta ginecológica regular nas policlínicas especializadas de Camaçari. O público-alvo são mulheres de 25 a 64 anos.
A iniciativa integra o Plano Nacional para o Enfrentamento do Câncer do Colo do Útero e começou a ser implantada em agosto em cidades de 11 estados, incluindo a Bahia. No estado, Camaçari foi escolhida por registrar alta incidência da doença.
Segundo a Sesab, entre 2023 e 2025, mais de 5 mil mulheres foram internadas na Bahia com câncer de colo do útero; somente em 2025 já são 942 casos. A maior ocorrência é em mulheres entre 40 e 49 anos, sendo 76,4% delas pardas.
Os casos positivos em Camaçari serão encaminhados para o Centro de Atenção à Saúde da Mulher. A expectativa é que, em cinco anos, 5,6 milhões de mulheres sejam rastreadas nos estados participantes e que, até 2026, o exame esteja disponível em todo o Brasil.
Fonte: G1Bahia