
Reconstrução complexa de via aérea pediátrica foi realizada na Bahia

Salvador sediou, nos dias 10 e 11 de outubro, dois momentos de destaque para a otorrinolaringologia pediátrica na Bahia. Na última sexta-feira (10), as otorrinolaringologistas Nayara Soares e Érica Campos, a cirurgiã torácica Maíra Kalil e a médica paulista Rebecca Maunsell, referência nacional na área, realizaram um procedimento de reconstrução complexa de via aérea em uma criança, consolidando um importante avanço técnico e científico na medicina baiana.
De acordo com Nayara Soares, a parceria com Maunsell representa um marco para o estado.
“É uma honra atuar ao lado de Rebecca, uma referência nacional e internacional que sempre contribuiu com a assistência e a pesquisa da via aérea pediátrica. Tê-la em Salvador e compartilhar esse conhecimento com nossos colegas e pacientes é a realização de um sonho. Essa colaboração eleva o nível da assistência e contribui para a formação de novos profissionais”, destacou.
A cirurgia também foi um marco técnico, segundo a otorrinolaringologista Érica Campos.
“Foi a primeira vez que a técnica endoscópica para enxerto posterior foi utilizada na Bahia. Trata-se de um método minimamente invasivo, que reduz o tempo de cirurgia e aumenta a segurança do procedimento, resultando em melhores desfechos para os pacientes”, explicou.
Simpósio multidisciplinar
No dia seguinte (11), Rebecca Maunsell participou do 2º Simpósio Multidisciplinar de Via Aérea Pediátrica, realizado pelas especialistas em parceria com a Clínica Otorhinus, em Salvador. O evento reuniu profissionais de diversas áreas para discutir avanços, condutas e desafios no diagnóstico e tratamento das doenças da via aérea infantil.