Clima
Min 21ºc - Max 26ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 26 de Junho, 2026
Redação 26 de Junho, 2026
Icone - Autor

SUS inicia projeto para uso de canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade

Saúde
Icone - Autor
Redação 26 de Junho, 2026

O Sistema Único de Saúde (SUS) deu início, nesta sexta-feira (26), a um projeto-piloto que utilizará a semaglutida, princípio ativo dos medicamentos Wegovy e Ozempic, no tratamento de pacientes com obesidade. A iniciativa foi anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e começa pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no Rio Grande do Sul.

Nesta primeira etapa, 250 pacientes com obesidade grave ou associada a outras doenças participarão do estudo, que irá avaliar a eficácia, a segurança e os custos do uso do medicamento na rede pública. A pesquisa terá duração prevista de dois anos e acompanhará indicadores como perda de peso, qualidade de vida e evolução clínica dos participantes.

Segundo o Ministério da Saúde, os medicamentos à base de semaglutida ainda não fazem parte da lista de tratamentos oferecidos pelo SUS. Os resultados do projeto poderão servir de base para futuras decisões sobre uma possível incorporação da terapia ao sistema público de saúde.