Após criticar megaoperação contra o CV no RJ, Lula elogia operação na Bahia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou, na noite desta terça-feira (5), a Operação Freedom, deflagrada na um dia antes pelas polícias Civil, Militar e Penal da Bahia, em conjunto com a Polícia Federal, contra o Comando Vermelho — facção criminosa originária do Rio de Janeiro com atuação em território baiano.
Em publicação no X (antigo Twitter), Lula destacou que a ação, realizada com apoio da Secretaria Nacional de Políticas Penais, teve como objetivo “desarticular o núcleo armado e financeiro da organização”. “A atuação conjunta das forças de segurança é o caminho para estrangular o crime organizado e proteger a população”, escreveu o presidente.
A Operação Freedom foi executada simultaneamente em três cidades — Salvador e Aratuípe, na Bahia, e Eusébio, no Ceará — e resultou no cumprimento de 38 mandados de prisão e 46 mandados de busca e apreensão, segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Apenas uma morte foi registrada, no bairro do Uruguai, na capital baiana.
O comentário de Lula ocorre após críticas feitas à Operação Contenção, conduzida pela Polícia Militar do Rio de Janeiro no dia 28 de outubro nos complexos do Alemão e da Penha. Na ocasião, o presidente classificou a ação, que resultou em mais de 120 mortes, como uma “matança” e um “desastre”.
A operação baiana foi conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), que reúne a Polícia Federal, as polícias Civil, Militar e Penal da Bahia, além das secretarias Nacional de Políticas Penais e da Segurança Pública do estado.