Carnaval na Bahia terá 37 mil agentes de segurança e 1.500 câmeras de monitoramento
A segurança do Carnaval da Bahia contará com um forte esquema de policiamento, tecnologia de ponta e ações integradas. Ao todo, 37 mil policiais e bombeiros serão mobilizados em 113 cidades do estado, além de 1.500 câmeras de videomonitoramento, incluindo equipamentos de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares. O plano de segurança foi apresentado nesta terça-feira (18), no auditório do Centro de Cultura da Bahia.
O investimento do governo estadual para a operação chega a R$99 milhões, abrangendo os circuitos de Salvador, Região Metropolitana e cidades do interior. As forças de segurança envolvidas incluem as Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, atuando em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).
Nos três principais circuitos da folia em Salvador, 579 postos de segurança serão montados para atender foliões e agentes, incluindo delegacias especializadas e pontos de acolhimento. Além disso, 99 portais de abordagem serão instalados nas entradas dos circuitos para coibir a entrada de objetos proibidos.
O sistema de Reconhecimento Facial, que já auxiliou na prisão de centenas de foragidos em eventos anteriores, estará em operação, assim como plataformas elevadas de observação para monitoramento dos pontos estratégicos. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) funcionará 24 horas com a participação de 48 órgãos estaduais, federais e municipais.